Aplicativo aposta na mudança de hábitos para blindar a saúde

A busca por uma saúde perfeita é considerada hoje um grande desejo das pessoas, até porque ninguém quer ficar doente. Porém, muitas vezes não entendemos por que adoecemos, mas é fato que os hábitos não saudáveis são um dos fatores desencadeadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras. Além disso, muitas pessoas nem sabem que são diabéticas ou que possuem pressão arterial alterada, prejudicando significativamente seu organismo pela ausência de cuidados.

Para reverter esse cenário, o Avatar da Saúde, healthtech residente no CUBO ITAÚ, desenvolveu uma plataforma tecnológica com uso de aplicativo de risk assessment. O objetivo é colocar o usuário no centro da atenção, com um grande esforço no estímulo à cultura da saúde.

Assim, o app promove um alto índice de engajamento dos colaboradores, motivados por um propósito de vida mais saudável e pleno.

Com abordagem baseada em sete pilares de saúde — física, mental, social, espiritual, financeira, cultural e ambiental —, a plataforma utiliza a inteligência artificial para identificar fatores de risco de doenças e incentivar a adoção de hábitos saudáveis em formato de farol de alerta (verde, amarelo e vermelho).

A plataforma oferece uma experiência personalizada para cada usuário, com orientações e missões para reverter, de forma simples e intuitiva, as atitudes nocivas à saúde e garantir mais qualidade de vida. Desse modo, ela oferece as ferramentas necessárias para que as pessoas possam adotar práticas saudáveis em seu dia a dia. “Acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para a saúde e que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença”,  destaca Vera Bejatto, CEO do Avatar da Saúde.

O Avatar é também um SaaS e BI focado em saúde corporativa, que ajuda o RH e os gestores de saúde a entenderem o perfil epidemiológico de uma população e os possíveis impactos na saúde e nas finanças. Isso ocorre por meio do cruzamento de indicadores de saúde assistencial, saúde ocupacional e ambulatorial, em uma única plataforma batizada de HAS – Health Analytics Systems.

Um estudo de caso realizado com uma empresa do setor de tecnologia mostrou que, após a adoção do app Avatar, houve uma redução de 32% nos afastamentos por doenças, queda de 12% na sinistralidade do plano médico e uma economia de R$ 3,5 milhões em custos com saúde em um período de 12 meses. “Os resultados comprovam que a mudança de hábitos e estilo de vida é um fator determinante para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de trazer benefícios financeiros para as empresas”, ressalta a executiva.

“Para 2024, vamos focar na evolução das nossas plataformas e na criação de novas funcionalidades do aplicativo. Daremos ênfase na interoperabilidade com diversos stakeholders da cadeia produtiva de saúde e no uso de devices e vestíveis como inovação, com novas equipes de tecnologias em gestão de saúde corporativa. Vamos investir em novos produtos e serviços atrelados à prevenção de doenças”, conclui Vera Bejatto.

FONTE: